Feira Cidade Forró

Notícias

Prefeitura faz recomendações sobre uso de fogueiras

A véspera do dia de São João é a data que tradicionalmente as pessoas acendem fogueiras. Mas o fogo pode provocar danos à pavimentação, especialmente asfáltica. Por isso, a recomendação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é utilizar uma camada de dez centímetros de areia embaixo da lenha.

“O ideal é que o fogo seja alimentado ao longo da noite e repor a camada de areia”, orienta o diretor do Departamento de Controle e Ordenamento do Solo, Luiz Paolilo.

Outro cuidado apontado pelo órgão é a proibição de acender fogueiras debaixo de fiação elétrica ou de árvores. “É importante manter a distância para evitar possíveis acidentes”, alerta o diretor.

Todos os anos milhares de fogueiras são acesas nas ruas de Feira de Santana por fieis dos três santos do período junino: Santo Antônio, São João e São Pedro. Elas são a síntese do período.

As fogueiras são uma das mais sólidas tradições juninas. À sua volta as famílias se reúnem para as comemorações, assar um milho, dançar um forró, entre outras iniciativas. E saltando sobre elas, crianças sertanejas são batizadas. São madrinhas, padrinhos e afilhados do coração. As pessoas também se tornam compadres e comadres sob o testemunho de São João ou São Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima